sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O mínimo em recuperação

A política de valorização do salário mínimo adotada pelo governo Lula, agora seguida pelo governo da presidente Dilma Rousseff, garantiu ganhos reais de 53% acima da inflação ao trabalhador dessa faixa de renda. Reajuste muito acima dos ganhos de todas as categorias.

A proposta em gestação pelo governo obedece ao acordo firmado por Lula com as centrais sindicais. É por isso que a presidenta da República se comprometeu a encaminhar ao Congresso Nacional proposta de política de longo prazo de reajuste do salário mínimo, conforme estabelece a Lei 12.255, de 15 de junho de 2010.

Foi essa lei que fixou o salário mínimo em R$ 510 e determinou 31 de março de 2011 como data-limite para a fixação das regras de reajuste até 2023. Essa norma deve ficar no marco do acordo fechado com as centrais sindicais em 2010, em que a correção foi determinada pela soma do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes com a inflação do ano imediatamente anterior.

Minha posição é cumprir o acordo entre as centrais sindicais e o governo, de valorização permanente do salário mínimo com o valor de R$ 545 agora e com perspectiva de grande aumento para o ano que vem, com reajuste previsto de pelo menos 13%. Por que cumprir o acordo? É preciso manter a palavra entre as partes.

Na minha experiência como sindicalista a vida inteira, briga é briga mas, quando se faz acordo, ele precisa ser cumprido. Será muito ruim para as centrais sindicais, para os trabalhadores e para todos nós, sentarmos à mesa de negociação após ter descumprido o acordo anterior. Que credibilidade teremos quando não cumprimos a nossa parte?

Quem é assalariado sabe que, como disse Dilma, a manutenção de regras estáveis que permitam ao salário mínimo recuperar o seu poder de compra é pacto deste governo com os trabalhadores. Asseguradas as regras propostas, os salários dos trabalhadores terão ganhos reais sobre a inflação e serão compatíveis com a capacidade financeira do Estado brasileiro.

Oposição - Eu compreendo, mas não concordo com a postura do PSDB e do DEM. Afinal, eles não fizeram acordo nem no período Lula , muito menos no do FHC. Período esse de arrocho dos salários dos trabalhadores, incluindo a desvalorização do salário mínimo. Foi graças ao nosso governo que tivemos reajustes do mínimo acima da inflação e ganhos reais. Isso, sem dúvida, é muito mais importante.

Aos meus irmãos das centrais sindicais: eu compreendo e apoio a importância da luta pela antecipação do reajuste previsto para 2012. A luta é legítima. Entretanto, se nas negociações não for possível avançar, vamos garantir o acordo. Temos várias lutas a serem enfrentadas aqui na Casa, pela jornada de 40 horas semanais sem redução de salário, pelo fim do fator previdenciário, pela regulamentação da terceirização para evitar a precarização do trabalho, pela PEC do trabalho escravo, pela defesa da convenção 158 da OIT e pela correção da tabela do imposto de renda, dentre outras. A luta continua.
Nós, do PT, apoiamos unanimemente a política de salário mínimo adotada pelo governo Lula e mantida pelo governo Dilma. Depois de séculos de exploração, nossa população mais humilde vê-se representada por um governo com uma sensibilidade social que desde 2003 levou o Brasil a um outro patamar no cenário das nações, com crescimento econômico, distribuição de renda e redução das desigualdades sociais.

Vamos ao debate!

Notícias / Institucional | 17:2010/02/2011PT 31 anos: Presidente do PT, José Eduardo Dutra, destaca momentos históricos

Memória viva do Partido dos Trabalhadores, o atual presidente da sigla, José Eduardo Dutra concedeu entrevista exclusiva ao Portal do PT, quando enumerou diversos pontos históricos vividos pela militância. Dutra também fez questão de valorizar a militância e o povo brasileiro.



Confira alguns trechos da entrevista:



“Não há dúvida de que nesses 31 anos é uma trajetória de vitórias. Claro que há momentos difíceis, momentos de angústia, momentos em que nós tivemos que enfrentar inimigos poderosos, mas o PT ao longo desses 31 anos conseguiu superar todos os desafios que foram colocados a sua frente”.



“Desde o início nós tivemos que enfrentar preconceitos. Alguns que diziam que o PT vinha para dividir a oposição e fazer o jogo da ditadura, e outros que diziam que o PT era um partido radical, que pregava a violência no nosso país. E o fato é que ao longo desse período, o PT foi capaz de mudar, até porque mudou muito o Brasil, mudou o mundo, mas nós fomos capazes de mudar sem mudar de lado. Nós continuamos defendendo os trabalhadores, a maioria da população, e nesse período tivemos uma trajetória de pleno crescimento, desde a eleição de 1982”.



“O PT construiu a sua trajetória de respeitabilidade perante a população brasileira, iniciando nos municípios, introduzindo o modo petista de governar, mostrando que se é capaz de se governar com ética, com transparência, depois quando ganhamos o primeiro governo estadual, e chegamos em 2002 elegendo o primeiro operário para a presidência da república”.



“Tivemos a capacidade de nos identificar profundamente com o povo brasileiro, com os movimentos sociais, nós crescemos institucionalmente, mas sem nos afastarmos de uma relação absolutamente inédita em termos de política brasileira, que é a nossa relação com o movimento social organizado”



“Nesses 31 anos gostaria de deixar um abraço fraterno, um abraço companheiro, um abraço de alegria a todos aqueles que contribuíram e contribuem para o crescimento e o fortalecimento do nosso partido, que é a nossa militância e ao povo brasileiro”

PT comemora 31 anos e Lula é reconduzido à presidência de honra





Havia um discurso escrito, mas como em muitas ocasiões nos últimos anos, ele preferiu improvisar. Em uma cerimônia lotada de dirigentes e de muita gente da imprensa, o companheiro Luiz Inácio Lula da Silva voltou nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, ao cargo de presidente de honra do Partido dos Trabalhadores. O dia era todo especial: aniversário de 31 anos do PT, começou com uma reunião do Diretório Nacional, que tomou a decisão de reconduzir Lula por unanimidade, agora como presidente de honra.



Na condição de fundador e maior líder da legenda, Lula reclamou que, mesmo presidente da República, não deveria ter deixado de ser presidente de honra do PT. Dona Marisa e ele haviam chegado com camisetas vermelhas. Na mesa, ex-presidentes do partido, dirigentes, lideranças no parlamento, governadores e a prefeita de Fortaleza representando todos os 520 prefeitos petistas. Havia também um governador e o presidente do PSB, partido de muitas e antigas alianças; e o presidente da CUT. No plenário do Teatro dos Bancários, em Brasília, também muitos ministros.



Antes de Lula, quem falou foi o presidente José Eduardo Dutra. Homenageou o vice de Lula, José de Alencar, que está no hospital. Lembrou a trajetória do partido, que começou enfrentando preconceitos até da esquerda. E citou as notícias de hoje, que tentam, “sem sucesso, criar a cizânia no PT, dizendo que existem lulistas e dilmistas”. Dutra concluiu o discurso desejando que o PT siga defendendo cidadania, democracia, distribuição de renda, “sem abandonar a utopia de uma sociedade socialista”.



Antes de falar, Lula recebeu uma flâmula de bordado de uma cooperativa de trabalhadores de Goiás. O presidente de honra abriu sua fala questionando como seria o Brasil sem o PT. Um vazio político, ele mesmo respondeu. Lembrou da primeira vez que mencionaram seu nome como candidato à Presidência da República, um ano antes da eleição de 89. “Como eu poderia ser candidato a presidente? Eu mesmo tinha preconceito, havia sido preparado a vida inteira para não ser muita coisa na vida”.



Depois de três derrotas consecutivas, “eu me preparei para ganhar as eleições de 2002. E hoje estamos criando uma nova escola de governança, onde os pobres podem andar de avião e comprar carro novo”, disse Lula, avisando aos prefeitos de todas as cidades, petistas ou não, que se preparem para mais congestionamentos: “alarguem as ruas que o pobre vem aí, cada vez mais participativo” .



Também mandou recado para os que tentam inventar divergências com Dilma: “o sucesso da Dilma é o meu sucesso; o fracasso da Dilma é o meu fracasso”! Lembrou que em 2005 houve desconfianças até mesmo dentro do PT e, por isso, agora, “na dúvida, vamos ficar com o companheiro da gente”, pregou Lula. “A força desse partido está no anonimato, em milhões de brasileiros que nem sabemos o nome, mas eles sabem que tem um partido que é deles”, ensinou.



Lula falou ainda sobre a boa relação do PT com a CUT, defendeu que o parlamento aprove uma lei fixa sobre o reajuste do salário mínimo, comparou o baixo índice de desemprego do Brasil com os problemas na Europa e avisou que está “disposto a viajar esse país”. E finalizou propondo que o PT comece a organizar já, com os partidos aliados, a participação nas eleições municipais de 2012. (Chico Daniel – Portal do PT)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Jaime Calado cobra do DNIT agilidade das obras do Complexo Viário do Gancho de Igapó



O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, recebeu na manhã desta terça-feira (9) o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), Ezio Reis, que agendou a visita para tratar do projeto de construção do complexo viário do Gancho de Igapó.


Jaime acompanhou Ezio até o local e mostrou a importância do viaduto no trecho para minimizar problemas como congestionamentos e colisões. Outro pleito levado ao superintendente foi a agilidade do processo de construção de duas passarelas ao longo da Avenida Tomaz Landim.


“Conversamos com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que autorizou a construção dessas obras. Hoje estamos recebendo Ezio Reis e ele já demonstrou sensibilidade e empenho para tocar os processos de licitação”, declarou.


O projeto do Complexo Viário do Gancho de Igapó foi apresentando em Julho do ano passado durante uma audiência pública que aconteceu na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. A obra está orçada em R$ 6 milhões e contempla a construção de dois viadutos, ligação com a Avenida das Fronteiras, implantação de pistas locais, duplicação do segmento compreendido entre o supermercado Nordestão e o acesso ao Conjunto Amarante (RN 160), numa extensão de 6 km, e a melhoria na acessibilidade para os pedestres.


Fonte: Blog do Locha.

"31 ANOS DO PARTDO DOS TRABALHADORES", NESTA QUINTA-FEIRA COMEMORA-SE UMA DATA HISTÓRIA PARA O PT

Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011PT completa 31 anos nesta quinta-feira "PT deixou sua marca, influenciandos os rumos do Brasil e construindo cidadania", declara Mineiro.

Foto: Mineiro em foto histórica do PT/RNNo dia que comemora os 31 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (10 de fevereiro), o deputado Fernando Mineiro presta sua homenagem à instituição que ajudou a fundar, em 1980.

"Hoje é aniversário do PT: 31 anos crescendo junto com o Brasil. Meus parabéns a cada um(a) dos(das) petistas, filiados(das) ou não. Nestes últimos 31 anos da história contemporânea brasileira, o PT deixou sua marca, influenciando os rumos do Brasil e construindo cidadania. A principal contribuição do PT foi trazer para a arena política milhões de pessoas, até então, excluídas da participação e cidadania", declarou Mineiro.

Para comemorar a data, o Diretório do Partido em Natal realiza, na manhã desta quinta-feira, 10, um café da manhã, com bolo de aniversário, e ato político na Praça Gentil Ferreira.





ALGUMAS FOTOS DO DEPUTADO




                                          Campanha para prefeitura de Natal em 1996.
                              



                                          Giovani Sérgio, campanha para governador.







Fonte: Blog do Marcos Imperial

31 anos do PT

PT realiza ato político dia 10 de fevereiro com presença de Lula em Brasília.

I SEMINÁRIO DO PT SÃO GONÇALO





No dia 05 de fevereiro (sábado) foi realizado em São Gonçalo do Amarante o I Seminário do PT (Partido dos Trabalhadores) em comemoração aos seus 31 anos, promovendo discuções contrutivas, debatendo desde seu surgimento no RN, onde as palestras foram realizadas por componentes do partido como, profº Abel Soares Neto (secretário de ducação do munícipio), o deputado estadual Fernando Mineiro, vereador Eraldo Paiva (presidente estadual do partido) e Presidente do PT municipal Helomar Júnior.