sábado, 30 de abril de 2011

Confira as datas das inserções do PT no RN

Começou na quarta-feira (27) a serem exibidos na TV as primeiras das 20 inserções do PT/RN. Nelas, separadamente, aparece o presidente estadual do PT, vereador Eraldo Paiva, a deputada federal Fátima Bezerra e o deputado estadual Fernando Mineiro.  

Ao todo serão quatro dias de veiculação: 27 e 29 de abril, 02 e 04 de maio. Cada inserção tem a duração de 30 segundos. 

Em breve o blog postará os vídeos. 

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Irmão do vereador Eraldo Paiva é ordenado diácono em Nova Cruz



Na noite de quarta-feira (27), foi realizada na Igreja Matriz da Imaculada Conceição a cerimônia de ordenação de Geraldo Paiva como diácono permanente na cidade de Nova Cruz. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. 

O mais novo diácono é irmão do vereador Eraldo Paiva (PT). 

Além de Geraldo Paiva, mais oito religiosos também receberam os Ministérios de Leitor e Acólito.

Geraldo foi aluno da Escola Diaconal Santo Estêvam Diácono, da Arquidiocese de Natal, no Núcleo da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz.



Estiveram presentes na cerimonia, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, o vereador e irmão Eraldo Paiva (PT), além de familiares e os padres André, Maurício e Gilmar







quinta-feira, 28 de abril de 2011

Direção do IFRN apresenta cursos do campus de São Gonçalo


Com o objetivo de apresentar e debater o foco tecnológico e os cursos que serão oferecidos inicialmente pelo campus IFRN de São Gonçalo do Amarante, foi realizada na terça-feira (26) audiência pública no Teatro Municipal. 

Participaram da audiência o reitor do IFRN, professor Belchior de Oliveira Rocha; o prefeito Jaime Calado; o vereador Eraldo Paiva (PT), além da secretária de Educação de Extremoz, Maria da Conceição Paula; da Pró-reitora de Ensino, Anna Catharina da Costa Dantas; do diretor-geral do campus Natal-Central, Enilson Pereira e do diretor-geral do campus São Gonçalo do Amarante, Carlos Guedes Alcoforado. 

No discurso, Jaime Calado reconheceu a atuação da bancada do PT para a instalação do IFRN no município. “Essa batalha foi trilhada junto com o vereador Eraldo, com o deputado Mineiro e a deputada Fátima. São Gonçalo não seria contemplado se não fosse o apoio político que tivemos”, disse o prefeito. 

O vereador Eraldo Paiva espera que o IFRN tenha projetos de extensão para atender a comunidade. “Esperamos que a população vizinha ao campus seja também beneficiada com o IFRN. Que os alunos desenvolvam trabalhos com a comunidade, que realizem essa parceria. Assim todos ganham. Espero também que os cursos sejam voltados para a qualificação da demanda que será gerada com o aeroporto”. 

O professor Belchior destacou ainda que em apenas dois anos e meio São Gonçalo já terá técnicos para atuarem no Aeroporto Internacional.  

A ideia é que o IFRN atue em dois eixos: Infraestrutura (Técnico em Edificação e Técnico em Aeroportuário) e Gestão e Negócios (Técnico em Logística). No eixo transversal, haveria a oferta de cursos técnicos em Informática e em Redes de Computadores. Vai haver investimentos também na formação de professores, com a proposta de trabalhar a formação continuada. 

As obras estão em fase de conclusão e as atividades do campus devem iniciar em julho deste ano. 




Presidente do PT/RN participa de reunião da Executiva Nacional, em Brasília


O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte, Eraldo Paiva, participou durante o dia de hoje (28) de reunião dos membros da Comissão Executiva Nacional do PT, na sede nacional do partido, em Brasília. 

Na pauta, itens como discussão da conjuntura nacional, reforma política, informe sobre o 4º Congresso Extraordinário em setembro, eleições municipais de 2012, proposta de resolução política e preparação da reunião do Diretório Nacional. 

Na sexta-feira (29) e no sábado (30) será a vez da reunião do Diretório Nacional. Os membros do DN vão deliberar sobre conjuntura nacional, debate da reforma política e anteprojeto da reforma estatutária do partido que atualmente está em processo de discussão e elaboração interna. 

terça-feira, 19 de abril de 2011

Vereador Eraldo doa material trazido da conferência nos EUA


Na sessão ordinária desta terça-feira (19), realizada na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, o vereador Eraldo Paiva (PT) falou sobre sua participação na Conferência Mundial de Aeroporto-Cidade, realizada na cidade de Memphis, nos Estados Unidos.
Na ocasião, Eraldo entregou ao presidente da Casa, vereador Geraldo Veríssimo, alguns livros que abordam a temática do aeroporto-cidade para serem incorporados ao acervo da Câmara.
Eraldo Paiva agradeceu aos pares por ter sido escolhido para representar à Câmara no evento mundial. “Memphis é uma cidade muito interessante, bastante organizada. No evento, o município de São Gonçalo foi citado. Nós, sãogonçalenses, estamos no mapa mundial com o aeroporto internacional”, disse.
Destacou também a simpatia e atenção do prefeito de Memphis. “O evento contou com a participação de mais de 800 pessoas. O prefeito é uma pessoa muito simpática, nos acolheu muito bem”, finalizou.

Comitiva visita Aeroporto de São Gonçalo


O vereador Eraldo Paiva (PT) acompanhou o prefeito Jaime Calado em comitiva ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Para Eraldo, todos os esforços que cabem ao município estão sendo cuidadosamente realizados para possibilitar a continuidade obra de construção do aeroporto. “A Câmara e a prefeitura estão de mãos dadas em prol que o sonho do aeroporto vire realidade. A notícia da aprovação pelo TCU do edital de licitação do aeroporto foi uma grande conquista. Agora, vamos trabalhar para avançar nas próximas etapas”, comemorou.

A delegação foi recebida pelo engenheiro civil Ibernon Martins Gomes, gerente do empreendimento - Infraero, que ministrou palestra sobre o aeroporto, abordando as suas características particulares; projeções futuras; impacto regional na economia, comércio e turismo; avanços significativos; desenvolvimento local e em toda a região metropolitana. “O Aeroporto de São Gonçalo nasce para operar qualquer tipo de aeronave. A proximidade com a Europa e a África vai impulsionar o desenvolvimento de toda região metropolitana. Será uma grande revolução”, disse Ibernon.

Após a palestra, a comitiva seguiu para a área da primeira pista, que possui três quilômetros de extensão. Na comitiva, presença de secretários; desembargadores; juízes; vereadores; do deputado estadual George Soares; o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, além de demais autoridades. 

Detalhes
- A primeira fase do aeroporto vai possibilitar um fluxo de até 5 milhões de passageiros/ano, que vai crescer de acordo com a demanda. A capacidade total será de 40 milhões de passageiros/ano.

- O aeroporto tem área de 1.500 equitares, com um terminal de carga cuja extensão será de 200 mil metros quadrados e duas pistas para pouso e decolagem. 

- As licenças exigidas até o momento pelo IDEMA (EIA-RIMA, Licença Prévia, Licença de Instalação) e IBAMA (Licença de Desmatamento) foram aprovadas. 

- Serão necessários 1.500,000,00 litros de água e 03 MW megawatt de energia por dia para que o aeroporto funcione.




Vereador Eraldo Paiva avalia conferência nos EUA


Recém-chegados da cidade de Memphis, uma das mais desenvolvidas dos Estados Unidos, em que participaram da Conferência Mundial de Aeroporto-Cidade, o prefeito Jaime Calado e o vereador Eraldo Paiva (PT) consideram ‘positivo’ o aprendizado e a troca de experiências absorvidas durante o evento. 

O vereador Eraldo Paiva, que representou a Câmara Municipal, destacou a importância de conhecer como os aeroportos-cidade funcionam, já que no Brasil ainda não existe experiência igual. “Resultado altamente positivo. Na Conferência estavam presentes os principais nomes da aviação de carga no mundo que trabalham com a concepção de aeroporto-cidade. É por demais importante conhecer aquilo que estamos lutando com umas e dentes para concretizar no município”, disse.

O prefeito Jaime Calado disse ter ficado maravilhado com as dimensões do aeroporto-cidade e as inúmeras possibilidades de geração de negócios, atração de emprego e renda. “O congresso por ser mundial já merece todo o destaque. Aqui irão construir uma cidade dentro da área do aeroporto. O espaço será dotado de shoppings, hotéis e restaurantes, só não terá conjunto habitacional. O impacto será enorme”, declarou.



Nota: Abertura da Conferência nos EUA


Na noite da segunda-feira (11), o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e o vereador Eraldo Paiva (PT) participaram da abertura e recepção de boas vindas da Conferência Mundial de Aeroporto-Cidade, realizada na cidade Memphis, nos Estados Unidos.

Jaime e Eraldo, representantes oficiais do município, participam como delegados do evento que ocorre até o final desta semana.

Vereador representa Câmara Municipal nos EUA


O vereador Eraldo Paiva (PT) viajou no sábado (09) para a cidade de Memphis, nos Estados Unidos, onde participa, durante toda a semana, da Conferência Mundial e Exposição de Aeroporto-Cidades. 

O evento é destinado, exclusivamente, para representantes dos municípios em que será construído um aeroporto-cidade, como é o caso de São Gonçalo do Amarante. Eraldo representa a Câmara Municipal e o prefeito Jaime Calado, que também participa da conferência, representa a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

Para Eraldo, a conferência será uma oportunidade ímpar para conhecer outros projetos de aeroporto-cidade. “Não temos experiência de aeroporto-cidade aqui no Brasil. Por isso, será de total importância a nossa participação na conferência, pois iremos nos familiarizar e aprender com os demais participantes as especificidades e o funcionamento desse complexo aeroportuário”, destacou. 

São Gonçalo do Amarante será o único município brasileiro a possuir um aeroporto-cidade. O Complexo Aeroportuário foi projetado para receber desembarques de passageiros e de carga.

Ações do Mandato: Lei do Patrimônio Histórico é aprovado em primeira discussão na Câmara


Na sessão plenária desta quinta-feira (07), na Câmara Municipal, foi aprovado, por unanimidade, o projeto de Lei do Patrimônio Histórico Municipal de São Gonçalo do Amarante, que institui o tombamento de bens pelo município. O projeto é de autoria do vereador Eraldo Paiva (PT).

Com a lei, o município fará o tombamento total ou parcial de bens materiais e imateriais (móveis e imóveis), públicos ou privados, que devido ao seu valor histórico, artístico, bibliográfico, folclórico, arqueológico, etnográfico e paisagístico, devem ficar sob a proteção do poder público.

O projeto passará por mais duas apreciações na Câmara e, sendo aprovado, seguirá para sansão do prefeito Jaime Calado.

Diretor técnico do Sebrae visita São Gonçalo do Amarante

Com o objetivo de acompanhar os projetos em andamento e sugerir novas parcerias para o município, o diretor técnico do Sebrae, João Hélio, acompanhado do vereador Eraldo Paiva (PT), visitaram o prefeito Jaime Calado.

Na pauta, discussão sobre o andamento dos 9 PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – implantados em São Gonçalo do Amarante. A meta, segundo João Hélio, é chegar a 15 no município. “No Rio Grande do Norte existem 362 PAIS. São Gonçalo tem uma experiência boa, mas precisa avançar para chegar à meta que traçamos anteriormente”, disse o diretor técnico.

O Pais é um projeto apoiado pelo Sebrae que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as comunidades atendidas. Além disso, estimula a prática da agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos. 

O prefeito Jaime Calado garantiu que vai reforçar o trabalho para que os demais PAIS sejam, efetivamente, colocados em prática. “Além disso, vou disponibilizar boxes no mercado público para os produtores orgânicos”, anunciou.

A formalização do empreendedor individual também foi pauta no encontro. João Hélio garantiu que vai capacitar servidores da prefeitura para que eles possam formalizar os empreendedores do município.

O vereador Eraldo Paiva (PT) destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Sebrae no apoio ao pequeno e micro empreendedor. “Com a formalização os trabalhadores podem ter mais perspectivas de crescimento, o que não era possível na informalidade”, finalizou.

Populares 'ocupam' 32 casas em São Gonçalo do Amarante


Há mais de duas semanas 32 das mais de 500 casas populares do Programa de Habitação Social (PHS) do Governo Federal, construídas em São Gonçalo do Amarante, foram ocupadas por famílias carentes. Para intermediar o embate entre ‘ocupantes’ e a prefeitura Municipal, o vereador Eraldo Paiva (PT) participou de reunião com a presença de representação dos invasores e o secretário de Habitação, Paulo Emídio.

Segundo Eraldo, é preciso encontrar uma solução pacifica para que ninguém seja prejudicado. “Entendo a situação das famílias que ocuparam as casas, mas as propriedades já tinham sido entregues. As famílias contempladas foram devidamente cadastradas nos programas sociais e, por direito, ganharam a posse da propriedade”, destacou.

Os populares afirmam que invadiram apenas as propriedades abandonadas. Denunciam ainda supostas irregularidades no cadastramento em que alguns dos contemplados já possuem imóveis.

Sobre a denúncia, o vereador Eraldo pediu ao secretário Paulo Emídio que os cadastros fossem revistos para esclarecer qualquer possível irregularidade. 



'Vamos brigar pelo mandato de Lucena', afirma presidente do PT


Presidente do PT no RN, Eraldo Paiva, reagiu à decisão judicial favorável à suplente Rejane Ferreira (PMDB) que modificou a decisão do presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Edivan Martins (PV), sobre a vaga que era ocupada pelo ex-vereador Hermano Morais (PMDB).

A Justiça eleitoral determinou que a suplente do partido, RF, tomasse posse imediata no cargo, e não o suplente da coligação, o ex-vereador Fernando Lucena (PT).

Eraldo afirma que o partido recorrerá da decisão do TRE: – “Vamos brigar pelo mandato do vereador Fernando Lucena por entendermos que ele é legitimo”.

Ações do Mandato: Prefeitura pavimenta rua Jéssica Débora

Moradores da Rua Jéssica Débora de Melo Bezerra, no bairro Samburá, em São Gonçalo do Amarante, estão animados com as obras de pavimentação de toda a extensão da via.

A obra é uma realização da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante graças ao requerimento do vereador Eraldo Paiva (PT), que atendeu a uma antiga reivindicação da população local.

Eraldo também apresentou requerimento solicitando a pavimentação da Rua Apóstolo São Paulo, no loteamento Santa Terezinha, e Santa Luzia, na comunidade de Pajuçara.

PT/RN reúne-se com o presidente nacional do PT


A deputada federal Fátima Bezerra, o ex-vereador Hugo Manso e o presidente estadual do PT/RN, Eraldo Paiva, reuniram-se hoje à tarde, na sede nacional do PT em Brasília, com o presidente do partido, José Eduardo Dutra. Na pauta, a organização interna do PT após a grande vitória eleitoral no plano nacional e a finalização da montagem do Governo Federal.


“Absoluta sintonia, esta pode ser a síntese da conversa”, afirmou a deputada federal Fátima Bezerra.

O presidente Eduardo Dutra reafirmou o respeito às decisões tomadas pelas direções estaduais do PT e o especial apreço à deputada Fátima Bezerra.

Também foi feita uma avaliação do quadro político no Rio Grande do Norte. O presidente Eduardo Dutra falou sobre o papel que o partido precisará desempenhar nas eleições municipais das principais cidades do país. Também nesta questão houve total sintonia entre o pensamento das lideranças do PT/RN e do presidente do partido.

“O entendimento é que cabe ao PT, neste momento, reforçar seus quadros e apresentar alternativas para a disputa de 2012, tanto nas disputas majoritárias de prefeituras, como na necessidade de ampliação da presença de petista nas Câmaras Municipais”, informou o presidente estadual do partido, Eraldo Paiva.

Por fim, ficou acertada a visita do presidente do PT ao Rio Grande do Norte ainda neste primeiro semestre, não apenas para debater com a militância partidária, como para apresentar, publicamente, as ideias do PT sobre a reforma política.

Jaime Calado isenta cobrança de ISS para taxistas de São Gonçalo



O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, assinou, na quarta-feira (01), no Teatro Municipal Poti Cavalcanti, o Projeto de Lei n° 128/2011 que isenta os taxistas lotados no município do Imposto Sobre Serviço (ISS). A isenção vai beneficiar 756 taxistas que possuem concessão para trabalhar no município.

Segundo o prefeito, isentar do ISS vai proporcionar aos profissionais um dinheiro extra no final do mês. “Em São Gonçalo existe muito taxi para pouca demanda. Era para ter apenas 90 rodando, mas 756 possuem concessão para trabalhar. Não poderíamos ver o erro do passado causando tanto sofrimento de olhos fechados. A isenção do ISS vai dar uma melhor competitividade e representa um tributo a menos para o trabalhador”, disse.

Jaime Calado destacou a importância dos vereadores na articulação em prol dos taxistas.

Para o vereador Eraldo Paiva (PT), “A atuação do nosso mandato foi em fazer a articulação entre os taxistas e o prefeito. Marcamos reuniões, ouvimos a categoria e mostramos a situação ao prefeito que, sensibilizado, elaborou o projeto de lei, mandou para Câmara que, por sua vez, aprovou o projeto por unanimidade. Agora, o prefeito cumpriu com a promessa assinando a lei isentando os taxistas do ISS”, finalizou.



Presidente do PT participa de reunião do Mova Brasil


O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Eraldo Paiva, participou na noite de terça-feira do lançamento da terceira etapa do Mova Brasil, realizado na UERN em Assú.
“O programa é muito importante para contribuir com a redução do analfabetismo no Brasil. Destaco o olhar sensível da Petrobras em ser parceira desse projeto”, destacou Eraldo.
No Rio Grande do Norte o programa atende em 35 cidades, com 171 turmas, divididas em 12 núcleos. São Gonçalo do Amarante possui três turmas do Mova.
Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, o Projeto MOVA-Brasil segue no caminho para além das letras e números. Desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), tem como finalidade promover a dignidade humana garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa.

Vereador Eraldo prestigia Prefeitura Itinerante no Amarante





Os moradores do Amarante receberam sábado (26/03) a ‘Prefeitura Itinerante’, projeto desenvolvido pela prefeitura de São Gonçalo do Amarante em conjunto com todas as secretarias e órgãos da municipalidade com a finalidade de levar cidadania aos populares.


Para o vereador e presidente do PT Estadual, Eraldo Paiva, o evento é ‘uma forma de aproximar o executivo da população’. “Com a Prefeitura Itinerante o governo mostra sua cara, transparência e vai até o povo para levar inúmeras atividades e prestação de serviços. O nosso mandato tem sido parceiro em todas as realizações do evento”, disse o parlamentar.

Foi um dia de intensas atividades gratuitas, com direito a serviços médicos, corte de cabelo, atendimento odontológico, complementação de vacina, verificação de pressão arterial e glicemia. Equipes orientaram a população com dicas de alimentação, prevenção a hanseníase e tuberculose. Também foi oferecido impressão de Carteira de Identidade (1ª e 2ª via).

Na área esportiva foram organizadas atividades nas modalidades de futebol de campo, vôlei e atletismo. A equipe pedagógica desenvolveu oficinas de leitura, escrita, jogos, tarefas para desenvolvimento intelectual e ainda uma competição de soletração.

“O dia foi bastante movimentado. A população aprovou a iniciativa e hoje desfrutou dessa gama de serviços. A prefeitura de São Gonçalo do Amarante está de parabéns”, finalizou Eraldo.

Confira galeria de fotos: