segunda-feira, 30 de maio de 2011

São Gonçalo entrega imóveis 201 imóveis do Minha Casa Minha Vida


Emoção para os 201 beneficiários da primeira etapa do programa Minha Casa Minha Vida em São Gonçalo do Amarante que, no sábado (28), concretizaram o seu maior sonho: ter a casa própria. Em solenidade realizada no Teatro Municipal, o prefeito Jaime Calado, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Roberto Sérgio, o vereador Eraldo Paiva, além de secretários e demais vereadores participaram do sorteio dos lotes para a primeira etapa do Programa. 

Emocionado em ver a felicidades dos contemplados, Eraldo destaca que o momento é 'histórico' para o município. "A luta em defesa da moradia própria é a cara do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma. Vida nova para essas 201 famílias. A população do município agradece", disse o presidente estadual do PT.

Em seu discurso, Roberto Sérgio exaltou as pessoas importantes no processo de construção das habitações do Minha Casa, Minha Vida em São Gonçalo. “Estamos todos com os olhos marejados de felicidade por este momento. Devemos isso ao ex-presidente Lula, a presidenta Dilma e ao prefeito Jaime Calado que em parceria com Caixa está mudando a vida de 201 famílias hoje”, disse. 

Emocionado, Jaime se lembrou da infância simples, falou da importância de ter uma casa própria, e de como seu governo atua de forma democrática. “A única coisa que eu pedi a Caixa é que fizesse justiça social. Me questionaram por que alguns adversários tinham sido contemplados, mas eu não fui eleito para discriminar ninguém, seria uma mesquinharia minha discriminar alguém que precisa de uma casa por ela não ter votado em mim”, declarou. 

O secretário Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Saneamento, Paulo Emídio, informou que serão entregues ainda, nessa primeira etapa, mais 104 habitações de um total de 305.  “Além do Minha Casa, Minha Vida a prefeitura está trabalhando outros  programas habitacionais. Em dois anos e meio entregamos mais de 400 casas, e a nossa meta é de contabilizar 1.500 casas construídas até o final de 2012”, enfatizou. 


Com informações do site da Prefeitura de São Gonçalo

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Denuncia do vereador Valban teve apoio de Eraldo

O vereador Edson Valban levou ao conhecimento dos colegas uma denuncia comprovada e imediatamente aprovada pelo vereador Eraldo Paiva. Segundo o vereador Valban, uma empreiteira contratada para fazer calçamento no Santa Terezinha, estava usando de forma ilegal uma maquina da prefeitura quando na verdade este equipamento teria que está trabalhando na demanda do município. 

No aparte, Eraldo colocou que o prefeito Jaime Calado não admita este tipo de ação e que o caso deveria ser apurado pela comissão. O vereador Valban tomou conhecimento que a citada máquina estava fazendo o trabalho a revelia dos secretários titular e adjunto. Caso esta informação seja procedente, o responsável pelas máquinas que levou a mesma para realizar trabalho da empresa e ainda por cima utilizando dois funcionários da prefeitura, devem ser investigados. Com certeza o prefeito vai tomar uma decisão, não permitindo que fatos desta natureza venham a manchar seu trabalho que sempre é conduzido de maneira transparente. 

Fonte: Blog do Idelfonso Farias

Clipping: Vereador Geraldo Veríssimo concorda com fala de Eraldo

Em aparte ao vereador Eraldo Paiva (PT), o vereador Geraldo Veríssimo relatou a importância do esforço que o prefeito Jaime Calado teve em Brasília para proporcionar às pessoas de baixa renda, que eram impedidas de receber o imóvel por estar inadimplente, que esse critério pudesse ser desconsiderado e, dessa forma, fosse liberado a casa. 

Geraldo foi feliz em suas colocações, já que os benefícios nem sempre chegam ao conhecimento da população. 

Fonte: Blog do Idelfonso Farias

Clipping: Eraldo indignado com abandono da RN-160

Na sessão ordinária desta quinta-feira (26), da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, o vereador Eraldo Paiva (PT) falou sobre a RN-160 que, segundo o parlamentar, hoje encontra-se abandonada.

No discurso, Eraldo fez alertas aos pares de sua preocupação com um grande buraco que se formou em frente ao Deposito Amigão, local em que já ocorreu vários acidentes graves. O parlamentar classificou como uma 'vergonha' a situação da via. Eraldo também falou de outros problemas envolvendo a falta de eficiência do Governo Rosalba Ciarlini. Saúde, Educação, Segurança e falou com segurança de um verdadeiro representante do povo.

Fonte: Blog do Idelfonso Farias

Clipping: Eraldo falou no grande expediente

O vereador Eraldo Paiva (PT), informou em primeira mão a entrega das casas do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Segundo o vereador, o prefeito Jaime Calado vai fazer a entrega das unidades habitacionais aos contempladas no dia 28 de maio, às 9h, no Teatro Municipal.

Fonte: Blog Ideofonso Farias

Vereador Eraldo no grande Encontrão dos alunos do ProJovem


Jovens de 16 comunidades de São Gonçalo do Amarante estiveram reunidos no ServClube em uma manhã de lazer, esporte, música, brincadeiras e muita diversão. Foi nesse clima de festividade que aconteceu o grande Encontrão dos alunos do ProJovem, organizado pela secretária Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Gisele Dantas Moura. 

Além de terem aproveitado as piscinas e demais aparelhos que o espaço dispõe, os jovens participaram de concurso de dança e, no final, um grande almoço foi servido. 

O vereador Eraldo Paiva (PT), que faz questão de acompanhar o andamento das obras e os eventos promovidos pela prefeitura, destaca a importância desse momento de lazer e a integração dos jovens vindos das diversas comunidades do município. “Estou sempre presente acompanhando as realizações da prefeitura. É uma forma de ficar próximo da população e conferir de perto o desenrolar das atividades, serviços e obras. As comunidades de São Gonçalo, por questões territoriais, são afastadas umas das outras, por isso é importantíssimo promover eventos como esse que promovam integração”, disse. 

O prefeito Jaime Calado agradeceu o apoio de Eraldo e reforçou o sentimento de que o município precisa se integrar mais. Aos jovens, Jaime alertou para o perigo das drogas e a importância dos estudos. “Fujam das drogas. Ninguém fica viciado se não experimentar. Usem o tempo livre para praticar um esporte, se qualificar, mas nunca para usar drogas”. 

“Conhecimento é uma riqueza que ladrão algum consegue roubar”, finalizou Jaime Calado.  









Eraldo Paiva representa Câmara Municipal em audiência na Assembleia Legislativa


O vereador de São Gonçalo do Amarante e presidente do PT/RN, Eraldo Paiva (PT), participou de audiência pública sobre políticas públicas para a juventude, na manhã de quarta-feira, 25, proposta pelo deputado Fernando Mineiro (PT). Participaram também grupos e entidades que lutam pelos direitos da juventude na Assembleia Legislativa. 

A atividade contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina, e da chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Juventude, Divaneide Basílio. A mesa também foi composta pela representante da Articulação Potiguar de Juventudes, Shirlenne Santos, e pelo subsecretário de Juventude do RN, Rafael Motta.  

Em sua fala, Divaneide apontou diversos dados que devem nortear as políticas para a juventude, sobretudo em relação à jovens negros, nordestinos e que vivem fora das cidades. Segundo a chefe de gabinete, o índice de violência e o baixo nível de escolaridade continua sendo bem maior entre jovens negros do que entre brancos. Da mesma forma, 54% do jovens da Região Nordeste estão em condições de pobreza e apenas 39% se encontram no nível escolar correspondente à sua idade e cursam o ensino médio. Já entre a juventude rural, o nível de escolaridade é 30% baixo do que entre os que moram na área urbana.  

Divaneide também falou dos avanços alcançados no Governo Lula, como a instalação da Secretaria e do Conselho Nacional de Juventude e a realização da I Conferência Nacional de Juventude. "Temos que transformar as listas de bandeiras levantadas na Conferência em plataformas políticas. É preciso garantir oportunidades de desenvolvimento para os jovens antes que a curva demográfica mude. A juventude é área estratégica", declarou Divaneide.  

Gabriel Medina, por sua vez, relatou que, entre as pautas prioritária do Conselho, está o Plano Nacional de Educação, o Plano Nacional de Banda Larga, o combate às drogas e a aprovação do estatuto da juventude. Ele explica: "O sistema de educação atual não diáloga com a juventude. Em relação ao estatuto, devemos considerar que os jovens tem demandas diferentes da criança e do adolescente e também dos adultos".  

O presidente também falou sobre a II Conferência Nacional de Juventude, que ocorre em dezembro, sob o tema "Juventude, Desenvolvimento e a Efetivação dos Direitos". O texto base da atividade está em fase de finalização, segundo Gabriel.    

A representante da APJ, Chirlenne Santos, aproveitou a presença de Rafael Motta para apontar que o Governo do Estado precisa conhecer a juventude do RN. "O Plano de Trabalho da secretaria não está alinhado com as necessidades. Além disso, é preciso elaborar o Plano Estadual de Juventude", enfatizou.  

O subsecretário informou que a secretaria participa, atualmente, da elaboração do Plano Plurianual do RN (PPA) e trabalha para garantir orçamento para as políticas para a juventude.

Fonte: Mandato Mineiro

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vereador Eraldo visita imóvel que abrigará unidade de saúde do Pajuçara

Acompanhado da equipe de arquitetos da secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante, o vereador Eraldo Paiva (PT) visitou o imóvel em que será instalado a Unidade de Saúde da comunidade Pajuçara. No local, foram recebidos pelo professor Quinho e Zezinho Show.  

Para Eraldo, a implantação do posto de saúde é mais uma conquista para os moradores de Pajuçara, e que o seu mandato teve participação efetiva para essa realização. "Estamos nos esforçando ao máximo para que o posto de saúde entre em funcionamento o mais rápido possível”, disse o vereador.  

Agora, depois de o imóvel ter sido inspecionado, a equipe da secretaria vai realizar os procedimentos de adaptação, necessários para o pleno funcionamento da unidade de saúde.  

terça-feira, 24 de maio de 2011

Eraldo participa de audiência na Assembleia sobre Políticas para juventude

Proposta pelo mandato do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), será realiza nesta quarta-feira (25), às 9h, no plenarinho da Assembleia Legislativa do RN, a audiência pública "Políticas Públicas para a Juventude".

Objetivo do evento é debater as políticas públicas e os desafios da juventude. O vereador de São Gonçalo do Amarante e presidente estadual do PT/RN, Eraldo Paiva, que também já foi presidente estadual de Juventude do PT/RN, participará do evento.

Confirmaram presença no debate o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina, e a chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Juventude, Divaneide Basílio.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Governo Dilma libera R$ 16 bilhões para próxima safra da Agricultura Familiar


O governo vai injetar R$ 16 bilhões no Pronaf para financiar a próxima safra. A linha de crédito disponível para agricultura familiar é uma das ações com objetivo de assegurar ao pequeno produtor rural recursos para produção alimentos. A informação foi dada pela presidenta Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (23/5), no programa “Café com a Presidenta”, transmitido pela Rádio Nacional para todo o país. A presidenta Dilma disse que se o agricultor estiver solicitando o financiamento pela primeira vez, ele deverá “procurar o sindicato rural ou a Emater de sua região”. 

“Lá ele vai conseguir orientação para organizar todos os documentos necessários para pedir o financiamento do Pronaf, que é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Se o produtor já fez empréstimo do Pronaf em safras anteriores, é ainda mais fácil: é só ir ao mesmo banco ou cooperativa de crédito que emprestou antes e solicitar o crédito para a nova safra.” 

A presidenta Dilma Rousseff explicou que se o pedido de crédito for para construir instalações melhores ou para a compra de máquinas “vai pagar uma taxa de 0,5% ou, no máximo, de 2%”. Ela contou que o modelo atual de financiamento para habitação é igual para a área rural e a área urbana. Por isso, segundo ela, vai ser criada, na Caixa Econômica Federal (CEF), uma superintendência para projetos de moradia no campo. 

“O financiamento, por exemplo, para habitação rural. Atualmente, valem as mesmas regras de financiamento na cidade e no campo. E, como você sabe, não se pode exigir do trabalhador rural os mesmos documentos que se pede ao trabalhador urbano. Para mudar essa situação, eu determinei a criação de uma superintendência na Caixa Econômica Federal, exclusiva para acompanhar os projetos de moradia no campo.” 

O apresentador Luciano Seixas abordou um outro tema da pauta de reivindicação dos agricultores familiares: os entraves para vender as mercadorias em outros estados. A legislação fitossanitária estabelece mecanismos que se transformam em obstáculos para o pequeno agricultor. A presidenta Dilma reconheceu que existe muita burocracia e, por este motivo, determinou que um grupo de técnicos promova análise da situação e, dentro de 30 dias, seja apresentando um conjunto de normas que torne mais flexível o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). 

“Sabe, Luciano, a ideia é responder a um conjunto de necessidades do homem e da mulher do campo, para que eles vivam melhor e produzam mais. Uma casa para morar, terra para plantar e dinheiro para investir em máquinas, na infraestrutura do seu sitiozinho, tudo isso traz um ganho permanente para as famílias dos pequenos agricultores. E olhe, além de aumentar os ganhos da sua família, o produtor consegue baixar o custo da produção rural. Isso também ajuda a baixar o preço dos alimentos.” 

A presidenta Dilma Rousseff disse também que “quando o governo investe no crédito para o agricultor familiar, está investindo numa cadeia de produção que traz benefícios para toda a sociedade”. E continuou: “Vou explicar melhor: o Brasil tem 4,3 milhões de famílias vivendo da agricultura familiar. São pessoas que têm um pedacinho de terra e que trabalham juntas – pai, mãe, filhos –, produzindo feijão, alface, tomate, leite, quase toda a comida que chega diariamente à nossa mesa. E essas famílias, é preciso que tenham acesso à assistência técnica, porque com assistência técnica o agricultor produz mais.” 

Segundo ela, o governo vai liberar também, a partir do próximo mês, R$ 127 milhões para assegurar assistência técnica a 700 mil famílias. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) será ampliado. Por meio deste programa, parte dos alimentos comprados para a merenda escolar vem da produção familiar. “Isso é muito importante, é mais um instrumento para garantir demanda ao produtor rural”, disse. “Então, Luciano, cada centavo que o governo investe na agricultura familiar se multiplica, aumenta a produção e o consumo, reduz os preços dos alimentos e ajuda a colocar mais comida na mesa de muitas famílias, na cidade e no campo.” 

Dilma Rousseff reconheceu que os benefícios para a agricultura familiar reflete em outros setores da economia, como por exemplo a indústria e o comércio. “Essa é uma roda que gira, trazendo benefícios para todos. Ao mesmo tempo em que estamos trabalhando para acabar com a pobreza, estamos fortalecendo toda a estrutura econômica e social do nosso país. Estamos construindo um Brasil rico, sem pobreza e justo, onde as oportunidades são para todos”, concluiu.   

Fonte: Blog do Planalto

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vereador Eraldo luta por melhorias para população


Com o objetivo de atender as reivindicações da população que residem nas diversas comunidades do município, o vereador Eraldo Paiva (PT) entrou com cinco requerimentos na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante.

Dentre as solicitações apresentadas estão:

- Melhorias na limpeza urbana da comunidade de Santo Antônio do Potengi;
- Melhorias na limpeza urbana no conjunto Prolar;
- Mutirão de combate a dengue nas comunidades: Uruaçu, Coqueiros e Pajuçara;
- Revisão dos cadastros do Programa de Subsídio Habitacional (PSH) Metropolitano;
- Reposição de lâmpadas no conjunto Alameda;

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Código Florestal: PT reafirma compromisso com desenvolvimento sustentável


O plenário da Câmara deverá apreciar na próxima terça-feira (24), a proposta do novo Código Florestal (PL 1876/99). O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) reiterou ontem (18) a posição já anunciada pelo governo de que o projeto seria colocado em votação apenas na semana que vem. "Vivenciamos um enfrentamento ontem e hoje com a oposição, que estava pressionando para votar esta semana e, no final, venceu o que já estava definido, a votação do Código Florestal na semana que vem", afirmou Vaccarezza.  

O líder Cândido Vaccarezza reafirmou a posição do governo de não aceitar nenhuma emenda que inclua, entre outros itens, anistia para os desmatadores, como prevê emenda da oposição. "O governo é contra anistia geral para quem desmatou, somos contra a consolidação de todas as áreas, o que desobrigaria a recomposição do que foi desmatado. Somos favoráveis de que seja feito estudo com base em interesse social, interesse público e baixo impacto, de quais áreas vamos consolidar e o governo defende que esse processo seja feito por decreto presidencial", explicou o líder Vaccarezza.  

O líder do PT na Câmara, deputado Pepe Vargas (RS), reafirmou a disposição da bancada de votar o projeto do Código Florestal, mas mantendo um texto que equilibre atividades da agropecuária, da agricultura familiar com a preservação ambiental. "O Brasil é grande produtor de alimentos, mas para continuar nesta condição precisa preservar os recursos hídricos, o solo e o mínimo de cobertura vegetal para a manutenção do clima e da biodiversidade do país", disse.  

De acordo com o líder Pepe Vargas, o PT defende uma diferenciação das exigências feitas à agricultura familiar - que são 85% das propriedades - das exigências aos grandes proprietários de terra. "A Bancada do PT se reserva o direito de articular destaques de votação em separado, para que tenhamos um texto condizente com o estágio de desenvolvimento que nosso país precisa. É inadmissível, por exemplo, anistia geral a desmatamento", frisou Pepe Vargas.  


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Confira as inserções nacionais no PT na TV

No primeiro vídeo, a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula falam sobre a história do PT, destacando algumas conquistas e ressaltam que o partido quebrou certos 'preconceitos' pregados por alguns setores da sociedade que afirmavam que 'era impossível eleger um operário presidente', 'impossível uma mulher ser presidente'.









segunda-feira, 16 de maio de 2011

Eraldo Paiva: militante, vereador e presidente do PT/RN


A eleição de Eraldo Paiva foi um marco na história do Partido dos Trabalhadores (PT) em São Gonçalo do Amarante. Com a vitória do jovem militante o PT assumiu, pela primeira vez, uma cadeira na Câmara Municipal. Hoje, quase dois anos e meio após a posse como vereador no município, Eraldo comemora as ações do seu mandato popular, promete reforçar o trabalho já iniciado, reafirma apoio ao prefeito Jaime Calado e o compromisso de trabalhar, cada vez mais, por melhorias para os saogonçalenses.  

Desde muito jovem Eraldo já participava dos movimentos sociais. Iniciou na Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), da Igreja Católica. Logo em seguida começou a militar pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com atuação voltada para juventude. O nome para disputar uma vaga pelo PT surgiu de forma ‘natural’. “Minha candidatura nasceu de forma natural dentro do PT. Por unanimidade fui escolhido pelo partido para disputar a campanha de 2008. Foi uma campanha muito bonita, a militância toda na rua, a participação foi bastante coletiva”, relembra Eraldo.  

Dentre as bandeiras defendidas durante a campanha, destaque para a juventude, cultura e educação. “A educação, sem dúvidas, é uma das prioridades do mandato. Precisamos avançar nos programas para erradicar o analfabetismo, batalhar por recursos para construção de escolas, creches, melhorar a merenda, capacitar e oferecer melhores salários para os professores. Nosso mandato tem lutado também em prol da cultura. Somos o berço cultural no Estado. De forma geral, ao longo desses quase três anos, elaboramos leis, requerimentos e atuamos nas mais variadas áreas para contribuir com o desenvolvimento do município”, destacou o vereador.  

Presidência do PT  

A ideia de o vereador Eraldo Paiva, que já foi secretário estadual de Juventude do PT/RN, entrar na disputa pela presidência estadual do partido também nasceu de forma ‘natural’ dentro do PT. “Depois de eleito vereador meu nome surgiu naturalmente dentro do grupo que faço parte. Minha candidatura foi crescendo pela necessidade que o partido tinha de renovação. Tivemos uma boa aceitação”, avalia Eraldo. 

sábado, 14 de maio de 2011

Conheça o que Fátima Bezerra fez por São Gonçalo do Amarante


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) tem trabalhado com bastante empenho no sentido de atender as necessidades de São Gonçalo do Amarante. Dentre as várias conquistas, o mandato de Fátima trouxe para o município uma unidade do IFRN, quadras de esporte, ônibus escolares, escolas de educação infantil, dois centros profissionais tecnológicos, ampliação de escolas, além do total empenho do mandato para agilizar as obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. 

“O êxito desse trabalho tem sido alcançado, principalmente, graças à parceria muito forte com o vereador Eraldo Paiva (PT), companheiro de partido, o prefeito Jaime Calado (PR) e demais apoiadores”, destaca Fátima. 

A deputada federal mais votada no Rio Grande do Norte reforça que mantém diálogo constante com Eraldo a fim de tomar conhecimento das necessidades do município. “Eraldo tem trazido todas as reivindicações que expressam as demandas de São Gonçalo do Amarante. Nesse sentido, o mandato trabalha para resolver os anseios da população e contribuir com o desenvolvimento de São Gonçalo”. 

A implantação do campus do IFRN em São Gonçalo, sonho antigo da população, foi possível porque a deputada Fátima Bezerra destinou uma emenda no valor de R$ 3,5 milhões para a construção do instituto. O prefeito Jaime Calado garantiu a contrapartida do município no valor de R$ 500 mil. Os cursos foram definidos e o IFRN passar a funcionar a partir do segundo semestre deste ano.  

A parceria com o Governo Federal no mandato do presidente Lula e agora com a presidenta Dilma Rousseff (PT) resultou: R$ 300 mil para construção de escola infantil no loteamento Canaã; R$ 2 milhões para ampliação das escolas estaduais Vereador José Moacir de Oliveira e José M. Biezinger; R$ 250 mil para construção de uma agência do INSS; R$ 10 milhões para construção de dois Centros Profissionais Tecnológicos (Golandim e Santo Antônio); R$ 110 mil para reforma da quadra na comunidade de Pajuçara; R$ 331 mil para aquisição de dois ônibus escolares e R$ 3,5 milhões para construção do IFRN. 

“São Gonçalo reconhece nosso trabalho. Temos feito muita coisa, principalmente na área da educação. A construção do IFRN, as creches, os ônibus escolares, a instalação de uma agência do INSS, além da nossa luta nacional, com o apoio da presidenta Dilma Rousseff (PT), pela valorização do professor, por melhorias na saúde e desenvolvimento da Cultura, são provas do nosso empenho por São Gonçalo do Amarante”, disse Fátima. 

terça-feira, 10 de maio de 2011

Última semana para se vacinar contra gripe


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra na sua última semana. A população tem até a próxima sexta-feira (13), para procurar o posto de saúde mais próximo para se vacinar.  

Até esta data, pessoas com 60 anos ou mais e gestantes em qualquer período da gravidez devem procurar um dos 33 mil postos de vacinação do país. Pais ou responsáveis devem levar crianças de seis meses a menores de dois anos (1 ano 11 meses e 29 dias) para se vacinar. 

No caso dos indígenas, outro público-alvo da campanha, a vacinação ocorre nas aldeias onde vivem. A campanha também é destinada aos trabalhadores de serviços de saúde, que devem seguir as recomendações das Secretarias Estaduais e Municipais. 

Até as 12h desta segunda-feira (9), 12.704.814 pessoas se vacinaram, em todo o Brasil, de acordo com informações encaminhadas ao Ministério da Saúde pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. O número representa 42,4% de toda a população alvo, de aproximadamente 30 milhões de pessoas. 

A meta é vacinar 80% dessa população – o que representa cerca de 24 milhões de pessoas. Portanto, os 12,7 milhões de vacinados representam mais da metade da meta. 

Até este horário, as maiores coberturas estavam entre as crianças de seis meses a menores de dois anos, com 47,5% da população desse grupo vacinados; e idosos com 60 anos e mais, com 44,8%. Entre os trabalhadores de saúde, a cobertura estava em 38,9%. 

Gestantes (28,6%) e indígenas (21,3%) tinham as coberturas mais baixas, até o meio dia desta segunda-feira. No caso das grávidas, deve-se considerar que o cálculo é feito com base no número de nascimentos durante todo o ano. Por isso, é preciso levar em conta as gestantes que deram à luz nos primeiros meses do ano, antes da vacinação, e as que vão engravidar após a campanha. 

Segundo o Ministério da Saúde, os dados da campanha entre a população só são inseridos no sistema de informações depois que as equipes voltam das aldeias.  

Fonte: Ministério da Saúde

Dilma recebe prefeitos com missão de ampliar municipalismo de Lula

É a primeira Marcha dos Prefeitos no governo da presidenta Dilma Rousseff. “Ela vai estar na Marcha, com muita alegria”. Quem assegurou é o companheiro Olavo Noleto, Subsecretário de Assuntos Federativos da Presidência da República no final da reunião de prefeitos petistas, na sede do partido, na noite de segunda-feira (09). Noleto chama todos os companheiros que são prefeitos e vice-prefeitos a participar da Marcha. “Somos todos parte do mesmo projeto nacional. É o PT governando lá na ponta e é o PT no governo federal”, diz Noleto.   

Ele defende que os prefeitos petistas debatam todos os temas, com liberdade, mas não deixando de defender o patrimônio político conquistado pelo PT, que se mostrou o governo mais municipalista da história do país. “A presidenta Dilma tem sensibilidade e vai entender”, assegura Olavo Noleto. Apesar das dificuldades momentâneas de orçamento, ele observa que já há uma recuperação do Fundo de Participação dos Municípios, na ordem de 20 por cento neste ano de 2011. E as políticas públicas que iniciaram com Lula prosseguem com Dilma, garantindo avanços sociais e justiça social, conclui o representante do governo federal. 

(Chico Daniel - Portal do PT)

Fernando Lucena reassume mandato nesta terça-feira

Cumprindo decisão judicial, através do mandado de segurança concedido pelo juiz da 3ª Vara Pública da Fazenda, Geraldo Antônio Mota, a Câmara Municipal de Natal empossará na sessão ordinária desta terça-feira (10), o vereador Fernando Lucena (PT).

O mandado chegou a Casa Legislativa no fim da tarde desta segunda-feira (09) e foi recebido pelo presidente da CMN, vereador Edivan Martins.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

“São Gonçalo vive um momento histórico”, comemora o prefeito Jaime Calado


Com a garantia assegurada pela presidenta Dilma Rousseff (PT) de que as obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante serão concluídas, o prefeito Jaime Calado destaca que o município vive agora um ‘momento histórico’. A implantação do aeroporto-cidade vai possibilitar um desenvolvimento socioeconômico nunca visto antes na história do município. 

“No Brasil não existe nenhuma experiência de aeroporto-cidade. Dentro desse complexo aeroportuário serão instaladas lojas, shoppings, restaurantes, hotéis e empresas de todo o mundo, o que vai gerar milhares de empregos e inúmeras oportunidades de negócios. Além disso, o município será dotado de toda a infraestrutura necessária (vias de acesso, saneamento, qualificação, segurança e saúde) para acompanhar o ritmo de crescimento e colher os bons frutos”, disse Jaime. 

Em dois anos e meio de mandato Jaime Calado enumera alguns feitos, como a conquista do campus do IFRN no município que entrará em funcionamento já no segundo semestre. “É importantíssimo qualificar nossos jovens e adultos para o mercado de trabalho, principalmente nas demandas que serão ofertadas antes e depois da construção do aeroporto-cidade”. 

Prioridade: a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante investe 40% da receita em educação. 

Jaime Calado reforça a parceria com a bancada do PT no RN. “Tenho que agradecer o apoio do vereador Eraldo Paiva, do deputado estadual Fernando Mineiro e da deputada federal Fátima Bezerra, que muito tem contribuído com o nosso trabalho. O IFRN é só um exemplo dessa boa parceria”. 

Recentemente o município foi contemplado com a inclusão no PAC 2 do projeto de saneamento no valor de R$ 80 milhões. Além disso, a Prefeitura vai relocar a comunidade Pe. João Maria, 345 casas, recursos também do PAC 2. “Na habitação foram entregues 400 casas em pouco mais de dois anos de mandato. Prefeito algum fez, em oito anos, a metade do que fizemos em apenas dois”, diz Jaime. 

“As carências são grandes e múltiplas. A cidade passou muito tempo sem investimentos. Agora estamos dando uma nova cara a São Gonçalo. Obras e investimentos espalhados em todas as áreas. Nossa missão será preparar a cidade para o novo momento, o aeroporto”, finaliza o prefeito. 


domingo, 8 de maio de 2011

Mineiro destaca decisao do STF sobre Piso Salarial do Magisterio

Com a decisão aprovada por oito votos a um, o STF manteve o entendimento de que o valor deve ser considerado como vencimento básico. A Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, prevê a adaptação gradual de Estados e municípios à remuneração dos professores, além de suplementação da União, em caso de necessidade. 

Mineiro disse que agora os gestores não têm mais como alegar a inconstitucionalidade para aplicar o piso. O parlamentar falou também sobre a greve dos professores do RN e ressaltou que a Assembleia irá formar uma comissão para intermediar as negociações entre a categoria e o Executivo.

sábado, 7 de maio de 2011

Assista o vídeo do presidente do PT no RN, Erado Paiva

Secretário Magnus Kébyo visita gabinete do vereador Eraldo Paiva


Antes da sessão ordinária na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante desta quinta-feira (05), o vereador Eraldo Paiva (PT) recebeu em seu gabinete o secretário municipal de Serviços Urbanos, Magnus Kébyo. Eraldo estava acompanhado do popular conhecido por Zezinho.   

A visita do secretário foi para conhecer a situação da Rua São José, em Pajuçara, que fica quase intransitável no período chuvoso por causa dos alagamentos e dos buracos, além do lamaçal.   Ao ficar ciente dos problemas expostos por Zezinho, Magnus Kébyo prometeu que vai solicitar aos técnicos da pasta uma maneira de resolver o problema o mais rápido possível.   

Além de Magnus, esteve presente no gabinete do vereador Eraldo o secretário de Educação, Abel Soares.

Vereador Eraldo Paiva ao lado do Secretário de Educação,  Abel Soares.


Marta Suplicy quer tornar crime casos de homofobia


A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de reconhecer a união homossexual estável, deve aumentar as discussões sobre o assunto no Congresso Nacional nos próximos dias. Para a senadora Marta Suplicy (PT/SP), que é relatora do projeto que torna crime a homofobia no Brasil, a decisão do Supremo pode ser considerada histórica para o País.   

“Todas as pessoas que torcem pela felicidade do ser humano sem discriminação veem dessa maneira, então acho que nós estamos num momento histórico, e o discernimento do Supremo está sendo extremamente importante para o avanço dessa questão da união estável” afirmou a petista.   

Segundo o professor e estudioso de Direitos Humanos, Conrado Batista, os novos direitos para os homossexuais são uma vitória para a democracia. “Nós temos a homofobia que atrapalha muito essa questão. Hoje nós vemos muitos religiosos criticando a decisão, mas esse é um passo importante para a democracia. Nada muda o direito a critica, o direito das pessoas não gostarem, mas o direito do homossexual de favorecer suas relações também é importante”.   

De acordo com a decisão do STF, casais com parceiros do mesmo sexo passam a ter direitos como a comunhão parcial de bens, pensão alimentícia e herança. 

(Janary Damacena – Portal PT)

Lula critica 'profetas do caos' por fazerem terrorismo com inflação


Em palestra para profissionais do setor financeiro, promovida pelo Bank of America Merrill Lynch, o presidente Lula criticou o que chamou de “profetas do caos” e disse que o aumento da inflação no País é um “fenômeno passageiro”.  

“Muitos profetas do caos acham que o sucesso brasileiro, que conseguiu equilibrar desenvolvimento econômico com inclusão social, está ameaçado pela volta da inflação. O mesmo ocorreu em 2003, quando muita gente apostava no fracasso do Brasil e previa que a inflação, que atingiu 12,5% em 2002, continuaria a crescer. Não vacilamos na hora de combater a inflação, pusemos em prática uma autoridade política monetária, e conseguimos que a taxa de inflação chegasse a 3,1% em 2006", disse o ex-presidente.  

Lula ressaltou ainda a ação do governo Dilma para o combate da inflação. "A alta da inflação no Brasil não tem causas estruturais. É um fenômeno passageiro, com causas externas, e será revertido graças à ação decidida do governo e da sociedade. A presidenta Dilma já tomou medidas”, afirmou.  

Lula lembrou que o País conseguiu passar incólume pela crise financeira mundial de 2008/2009 e disse também que o Brasil hoje tem um sistema financeiro mais moderno e eficaz do que alguns anos atrás.  

“Jovens precisam de educação, esporte e lazer”, defende Eraldo


O vereador Eraldo Paiva (PT) destacou, em sessão plenária realizada na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, que para diminuir os indicies de violência e criminalidade, principalmente entre os jovens, não basta apenas aumentar o aparato policial, é preciso também oferecer uma educação de qualidade, incentivar o esporte e proporcionar boas opções de lazer.  

“O problema da insegurança não será resolvido apenas com aquisição de viaturas e aumento no efetivo policial. É preciso tirar os jovens dessa inercia, buscar melhorar a educação, desenvolver praticas esportivas e culturais, além do combate as drogas”, disse Eraldo.  

Em relação às denuncias levantadas pelo vereador Raimundo Mendes (PSB) que a intenção do governo do Estado é desmontar, de forma gradativa, a estrutura policial no município, Eraldo Paiva enfatizou: “Rosalba precisa dizer para que veio”. 

Diretório Estadual do PT reunida para decidir rumos do partido


É hoje, sábado (06), que presidente estadual do PT/RN, Eraldo Paiva, os deputados Fernando Mineiro e Fátima Bezerra, e demais membros do diretório da legenda estarão reunidos durante toda manhã, no Sindprevs., para discutir entre outros assuntos, os planos e metas para as próximas eleições.   

Em pauta: discussão da candidatura própria em Natal, coligações nos municípios e os rumos do partido na oposição ao governo do Estado. 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

'Eleição de Eraldo foi um marco na história do PT no Estado', considera Mineiro


Especialmente para o Boletim do Eraldo, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) concedeu entrevista exclusiva. O material que será divulgado na íntegra ainda este mês, na versão impressa, acaba de ser publicado para os leitores do blog. A entrevista traz temas focados no município de São Gonçalo do Amarante. Destaque também para atuação do deputado Mineiro e do vereador Erado Paiva.

1. Como tem sido focada sua atuação parlamentar em São Gonçalo

Mineiro - Nosso Mandato tem atuação nas comunidades de São Gonçalo nas lutas relacionadas à educação, juventude, cultura, agricultura familiar e infra-estrutura, através de parcerias com o PT, a administração municipal e o Mandato do Vereador Eraldo.    

2. O que a construção do aeroporto-cidade trará de positivo para o município?

Mineiro - A construção do Aeroporto, na verdade um aeroporto-cidade, terá grande impacto não só na cidade, mas na Região Metropolitana e no Estado. Diria mais: este impacto se refletirá regional e nacionalmente, por ser o primeiro a se instalar no Brasil.  As próximas gerações receberão os benefícios de tão importante empreendimento.   

3. O que o deputado tem feito para contribuir com o projeto do aeroporto?

Mineiro - Acompanhando e cobrando agilidade junto ao Governo Federal nos encaminhamentos relacionados ao aeroporto.   

4. Como foi saber que Eraldo tinha sido eleito vereador?

Mineiro -  Tive uma sensação de vitória e orgulho ao saber da eleição de Eraldo, pois acompanhei de perto toda a disputa eleitoral e sou sabedor das dificuldades e desafios enfrentados. A eleição de Eraldo foi um marco na história não só do PT de São Gonçalo, mas do Estado como um todo.   

5. Qual importância do Eraldo Paiva na presidência do PT?

Mineiro -  Eraldo, na Presidência do PT, é o melhor sinal da necessária renovação do PT. Eraldo representa uma geração de petistas que tem praticamente a mesma idade do PT. Sinal de que o nosso Partido renovará suas lideranças e referências.    

6. O vereador Erado Paiva teve participação no PT e na assessoria do seu mandato. De que forma contribuiu? 

Mineiro - Eraldo, quando exerceu o cargo de Secretário da Juventude do PT-RN, em muito contribuiu para a organização de nosso partido no setor. Foi o começo do processo de renovação partidária que tanto defendo.  Como assessor de meu mandato, Eraldo contribuiu de maneira decisiva para que nós dirigíssemos nossa atuação não só para a juventude como para a àrea da agricultura familiar. Nos ensinou a dar mais atenção a estes setores.    

Desembargador determina posse imediata de Fernando Lucena


Após a mudança de posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), cujo mais recente entendimento foi no sentido de empossar os suplentes das coligações, o desembargador Vivaldo Pinheiro reconsiderou a decisão anteriormente proferida e determinou que o presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), Edivan Martins, emposse imediatamente o suplente da coligação do ex-vereador Hermano Morais (PMDB), Fernando Lucena, do PT.  

Hermano Morais deixou o cargo após ser eleito deputado estadual. Em lugar dele, foi empossado o parlamentar do PT, suplente da coligação da qual participou o peemedebista na eleição de 2008. Com o entendimento anterior do STF de que a vaga deixada pertencia ao partido, o PMDB ingressou com pedido no TJRN para empossar a suplente da legenda, Rejane Ferreira. Ela passou cerca de dois meses sustentada no cargo por uma liminar que aguardava o entendimento final dos ministros do Supremo, o que somente se deu no final de abril. Fernando Lucena já pode ser empossado a partir de hoje no cargo. 

No caso do suplente de vereador Assis Oliveira (PR), que solicita a vaga deixada pelo deputado federal Paulo Wagner (PV), o juiz convocado que analisa o processo, Nilson Cavalcanti, determinou o encaminhamento dos autos para a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). Isto porque o suplente do PR ingressou com um embargo de declaração, o que, conforme o rito processual, prevê o encaminhamento dos autos ao Ministério Público antes da decisão.

Fonte: TJ/RN

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mineiro: Os sentidos de uma candidatura


Cresce no interior do PT a pré-candidatura a prefeito de Natal do Deputado Fernando Mineiro. A movimentação nos bastidores petistas parece indicar o abandono da fantasia de uma candidatura única da base dilmista. É uma situação singular. O PT natalense, desidratado em 2008, poderá, dependendo da arrumação das peças, a voltar a ter algum peso na capital do Rio Grande do Norte.  

O desastre administrativo da Prefeita Micarla de Sousa (PV) redefiniu o cenário no qual se desenrolará a eleição municipal em 2012. Todos os agrupamentos políticos estão sentindo que não podem ficar de fora da disputa. Temos pré-candidaturas aos montes. Na base do Governo Rosalba (DEM), Fábio Faria (PMN) e Felipe Maia (DEM) movimentam as suas peças. Do outro lado do oásis governista, Vilma de Faria (PSB), mesmo que sem a garra e os apoios de antes, tentará se recuperar do revés de 2010, quando, após oito anos como governadora, foi derrotada na corrida para uma das vagas ao Senado. E tem Carlos Eduardo Alves (PDT), ex-prefeito, bem avaliado nas sondagens eleitorais. Rogério Marinho (PSDB) e Wolber Jr. (PPS) também podem entrar na disputa. Não se pode excluir a candidatura da Prefeita Micarla de Sousa (PV), que terá a obrigação moral de entrar na disputa para defender a sua gestão.  

Diante dessa balcanização (de Bálcãs, ok?), o que o PT poderá fazer? Entrar como força auxiliar de Carlos Eduardo ou Vilma? Para quê? Tentar costurar uma insustentável candidatura única da base dilmista no RN? Se esse caminho já era non sense em 2008… A repetição do “acórdão” em 2012 não seria uma farsa tragicômica. Além do mais, Fernando Lucena, o único vereador da legenda (a decisão desta semana do STF, muito corretamente, vai lhe devolver o mandato), não tem vocação para kamikaze. Em nome de que valores iria o nobre edil cometer dois haraquiris políticos?  

Com a oposição lambendo as feridas de uma derrota que é mais política do que eleitoral, a base rosalbista anda com tanta confiança e com salto tão alto que sonha com um cenário no qual, em um primeiro turno, dois dos seus peões (Fábio Faria e Felipe Maia) desfilarão para a avaliação do distinto público. Trata-se de uma disputa surda por espaço. Em jogo, sabem até as pedras palacianas, está a posição que cada sub-grupo terá na disputa de 2014. O controle da prefeitura da cidade do Natal ajuntaria um capital excepcionalmente grande a um deles e o guindaria à condição de timoneiro da reeleição de Rosalba. Não é algo meio delirante se falar, no início de 2011, a respeito da eleição de 2014? Pois sim! No mundinho da disputa política, ao contrário do nosso, os marcadores temporais são as eleições… e o controle das máquinas que elas representam.  

Nesse cenário, o que o PT pode fazer? Pode, caso não queira se apequenar na condição de coadjuvante de uma força política em fase outonal, construir uma candidatura que, encimada por um conjunto de proposições políticas substantivas, busque acordar (e estabelecer uma diálogo franco) setores fundamentais da vida social local. Para tanto, sem maniqueísmo e sem o oba-oba da ação política dominada pelo marketing e seus slogans fáceis, abordar, desde já, um conjunto de temáticas centrais para a vida urbana na “Cidade do Sol”.  

Esse não é um caminho fácil. Nos dias que correm, o PT do RN distanciou-se de muitos daqueles que não apenas seguravam as sua bandeiras, mas também queimavam pestanas tentando formular desconsiderados “planos de governo”. O amesquinhamento da vida política partidária afastou muitos dos que tem olfato mais sensível, isso é verdade. Em conseqüência, para re-articular uma base, a partir de agora, para dar sentido a uma candidatura, o PT deve calçar as sandálias da humildade, respirar fundo e buscar, sob perspectiva distinta daquela afirmada sempre por sua trajetória instrumentalizadora, buscar terrenos sociais para lançar suas âncoras.  

Um primeiro passo é desenvolver todo um esforço para construir proposições técnicas embasadas politicamente (dado que fruto de conversações com os atores políticos da cidade) sobre as dimensões urbanas afetas a uma gestão municipal qualificada. E isso tem que ser construído a partir de formulações que deverão se apresentar desde já. O porta-voz dessa política deverá realizar, em um primeiro momento, um trabalho intenso de escuta (mais do que fala). Ao mesmo tempo, deverá sinalizar algumas possíveis saídas para alguns dos dilemas maiores que afetam a vida dos natalenses hoje e que tendem a se agravar em um futuro próximo.  

O cenário está longe de ser ideal, convenhamos. As gestões locais nas capitais, pelo país afora, estão bem mal avaliadas. Há algo de fundo que necessita uma análise mais substancial, mas, pode-se especular, essa percepção negativa dos prefeitos está relacionada com o agravamento da crise urbana brasileira. Paradoxalmente, o crescimento econômico dos últimos anos ao invés de amainar aprofundou e explicitou alguns dos nossos problemas estruturais. Do saneamento básico à mobilidade urbana passando pela saúde e a educação. Prefeito de capital mal avaliado é o que não falta. E com uma amplitude partidária que vai da petista Luiziane Lins ao ex-demista Kassab.  

O Deputado Fernando Mineiro está qualificado para desempenhar essa difícil missão. Para conseguir enfrentá-la, entretanto, necessitará de uma base de apoio interna sólida. Essa não é uma tarefa individual, fique claro. O PT, engolfado nas suas disputas, conseguirá dar sentido a esse projeto? Não sei! Para ser sincero, eu não aposto todas as minhas fichas nessa jogada…  

Mas, aí é que está o nó, hoje, para o PT, construir essa candidatura é o caminho para não ser alijado da disputa política real.  

A candidatura de Fernando Mineiro à prefeitura da Cidade do Natal já tem um sentido, aquele que é dado pela trajetória desse ator político. Precisa de outros sentidos. O PT local, caso se oxigene com a vida que pulsa sob o aparente adormecimento das forças sociais da capital do RN, poderá fornecer outros. E esses sentidos, como os nós de uma grande rede, poderão redefinir uma história política que, como um enredo de Gabriel Garcia Marquez, parece condenar os natalenses a não terem uma segunda chance. 

Texto de autoria do professor Edmilson Lopes