terça-feira, 26 de março de 2013

Brasil oferece 863 mil vagas em cursos técnicos para população em extrema pobreza

Candidatos aos cursos de capacitação profissional devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social mais próximo de sua residência para se inscrever
Vagas do Pronatec Brasil sem Miséria para o ano de 2013


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec - Brasil Sem Miséria) oferece, este ano, 863 mil vagas para pessoas em situação de extrema pobreza. Com isso, a oferta de cursos passará para mais de 1,1 milhão. No ano passado, o programa teve 266,7 mil inscritos.

No total, existem vagas abertas para 448 cursos diferentes, em 2.034 cidades de todo o País. Entre eles, curso para auxiliar administrativo, eletricista, manicure e pedicuro, pedreiro, operador de computador, montagem e manutenção de computadores, almoxarife, instalador predial de baixa tensão e auxiliar de pessoal.

De acordo com o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Luiz Müller, o trabalho dos municípios é fundamental para que as pessoas extremamente pobres tenham acesso aos cursos. “Em cada município, a assistência social tem um papel muito importante no processo de mobilização para acessar as vagas.” As prefeituras podem aderir ao programa a qualquer momento.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é responsável pela articulação entre o Sistema S - Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sest e Senar, escolas técnicas e empresários para definir os postos de trabalho disponíveis no município.

“Cada município tem sua particularidade. Há oportunidades especificas de emprego em cada um. Com o Brasil Sem Miséria, passamos a olhar localmente a demanda de mão de obra e conseguimos detectar possibilidades de inclusão produtiva das pessoas nesses mercados específicos”, destaca Müller.

Segundo o diretor, a cada trimestre o governo fará um processo de repactuação, com objetivo de identificar novos mapas de oportunidades e especificidades locais. Isso pode resultar na abertura de mais vagas.

Pronatec
O Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego Brasil Sem Miséria, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), coordena a oferta de vagas de qualificação profissional para população em situação de extrema pobreza no País.

São cursos de formação inicial e continuada, voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas. Os cursos são ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (Senac e Senai) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.

A execução do programa é desenvolvida junto às prefeituras municipais, por meio da assistência social, que se responsabilizam pela mobilização dos beneficiários, pré-matrícula e acompanhamento dos alunos, e conta com o apoio dos governos estaduais. A meta do Plano Brasil sem Miséria é capacitar um milhão de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até o ano de 2014.

Atualmente, as mulheres representam cerca de 70% de alunos desta modalidade do programa. No primeiro ano do Brasil Sem Miséria, completado em junho de 2011, o programa ofereceu vagas em cerca de 190 cursos em 877 municípios de todo o País.

Os cursos mais procurados pelo público do Pronatec são auxiliar administrativo, operador de computador, eletricista instalador predial de baixa tensão, recepcionista e costureiro.

Como participar
Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico, mesmo que o candidato não seja beneficiário do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O interessado deve procurar o Cras de seu município ou a Secretaria de Assistência Municipal.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome via Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário