quinta-feira, 21 de março de 2013

Papa Francisco recebe Dilma e confirma presença na Jornada Mundial da Juventude

A presidenta brasileira foi a primeira chefe de Estado recebida por Francisco, depois da cerimônia que marcou o início do pontificado


A presidenta Dilma Rousseff foi a primeira chefe de Estado a ser recebida pelo papa Francisco depois da entronização. Segundo Dilma, o fato foi destacado pelo próprio papa durante encontro no Palácio Apostólico, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira (20). A presidenta ainda revelou que Francisco confirmou presença na Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro, e que pretende visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

“Ele estava me dizendo que ele espera uma presença grande dos jovens na medida em que ele é o primeiro papa, ele é várias coisas primeiro: ele é o primeiro Francisco, o primeiro jesuíta, o primeiro latino-americano, o primeiro argentino, e ele espera a presença massiva de jovens. (…) Ele vai, logo depois da grande participação, em Aparecida, e até me lembrou que, em 2007, ele esteve em Aparecida e me deu um livro que é a síntese do que eles fizeram em Aparecida em 2007, que foi uma conferência de bispos latino-americanos”, afirma.

A presidenta também voltou a destacar a importância do compromisso do papa com os pobres e com as populações mais fragilizadas. Para Dilma, essa postura faz com que a relação com o Brasil ganhe em importância, já que o governo vem focando, nos últimos dez anos, a superação da pobreza extrema.

“Ele é uma pessoa extremamente carismática e, ao mesmo tempo, com um grande compromisso com os pobres, o que torna a relação com o Brasil uma relação muito importante para nós. Porque o governo brasileiro vem nos últimos 10 anos, a partir do Lula, focando a questão da superação da pobreza. E é uma política de estado, eu inclusive, expliquei para ele como é que nós estamos, e ele conhecia bastante bem, não houve nenhuma surpresa da parte dele, ele sabia o que nós estávamos fazendo”, completa.

O papa, segundo Dilma, ainda falou da tragédia em Santa Maria (RS), quando o Brasil teria demonstrado força e ternura.

“‘Eu fiquei muito comovido com a questão que ocorreu em Santa Maria e acho que a gente tem na vida que demonstrar força e ternura. Em Santa Maria, o Brasil demonstrou força e ternura’. Eu fiquei muito agradecida também e acho que ele será um papa muito importante para o momento em que todos nós vivemos”, disse.

Por fim, Dilma afirmou que a Argentina está de parabéns pela escolha do papa Francisco, e brincou com um jornalista argentino.

“Olha, vocês têm muita sorte. É um grande papa. A Argentina está de parabéns. Agora a gente sempre diz “o papa é argentino, mas Deus é brasileiro”, finaliza.

Fonte: Site do PT Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário